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Quando terei retorno com o Marketing Digital?

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Muitas pessoas pensam que o trabalho do marketing digital é, de alguma forma, milagroso.

Elas acreditam que após apertar alguns botões e acionar alguns códigos de computador os clientes vão começar a surgir.

Na verdade, o trabalho do Marketing Digital é bem mais voltado à estrutura de um negócio. É saber como adequá-lo ao ambiente digital.

Quanto tempo isso leva? Bem, vamos ver:

 

 

  • Onde está o meu cliente?

 

  • Qual o seu objetivo?

 

  • Em quanto tempo uma campanha de Marketing Digital gera resultados?

 

 

Onde está o meu cliente?

Se você não sabe para quem você está vendendo e onde ele está, é difícil saber quanto tempo leva para vender para ele, não acha? Vamos resolver isso:

De acordo com as pesquisas desenvolvidas pelo Google, 69% dos brasileiros usam a internet para fins pessoais (fora do trabalho). Desse número, 85% usam a internet diariamente.

Isso por si só já é um motivo para investir na internet. Sua marca deve estar nesse ambiente.

Ainda mais se você acha que trabalha com um público jovem. De acordo com a mesma pesquisa, 90% das pessoas com menos de 25 anos usam a internet para fins pessoais.

Os clientes usam a internet para procurar produtos / serviços?

O bom da internet é isso: você consegue mensurar o seu ponto de vista e consegue realizar um trabalho preciso.

A maior parte das pessoas que adquirem algo (36%) tiveram contato com a oferta a partir de experiências anteriores, ou seja já estão acostumada. Porém, logo em seguida (26%), as pessoas tomam conhecimento de uma oferta de um produto através de pesquisa prévia na internet.

Uma coisa é certa: seu cliente está na internet, e alguém vai conversar com ele. Certifique-se de que esse alguém seja sua empresa.

Qual o seu objetivo?

Se o seu objetivo é vender, antes você precisa entender como o seu cliente vai interagir com seu produto na internet.

Para isso é preciso separar o processo de compra em etapas.

O primeiro deles é a Atenção. De alguma forma, é preciso conquistar a atenção do cliente em relação a sua marca/produto/serviço.

Quando você conseguir fazer isso, você vai precisar conquistar o interesse dele em relação ao problema que ele vai resolver quando comprar o seu produto/serviço.

Depois, despertar o desejo em adquirir a sua solução.

Por fim, oferecer meios atrativos para ele conseguir comprar a sua proposta.

Em quanto tempo uma campanha de Marketing Digital gera resultados?

Todo esse processo acima não é definitivo, ou seja, pode ser melhorado continuamente. Se você demorou 2 meses para finalizar esse processo e realizar 10 vendas, é a hora de testar novas idéias e tentar entender melhor a relação entre os consumidores e o seu produto.

Lembre-se que o mais importante é a troca de informações entre cliente a agência para alinhar as estratégias constantemente. Somente essa atitude de parceria é capaz de trazer sucesso para os seus negócios.

Se no 3º mês você realizou 16 vendas em condições semelhantes, parabéns. Você fez está na direção certa.

Contudo, há algumas ações mais adequadas para diferentes expectativas:

Retorno a Curto prazo

Um website e uma página no facebook já seria capaz de dar autoridade a sua marca. Em adição a isso, posts patrocinados nas redes sociais, dependendo do ramo de atuação da empresa, podem criar um fluxo imediato de entrada de potenciais clientes.

Retorno a Médio prazo

Aproveitar a rede de pesquisa do Google é uma ótima forma de construir uma fonte de venda no médio prazo.

Quando as pessoas procuraram algum produto para comprar, geralmente vão à página do google e digitam o que querem. Se você comprar um espaço para aparecer nesse momento, vai ser considerado como uma das possibilidades dela na hora da compra.

Elas então vai clicar no seu anúncio e ser redirecionadas para o seu site, que nesse ponto já deve fornecer informações sobre sua marca, produtos, serviços e formas de contato.

Retorno a Longo prazo

Caso você pense em construir um legado para a sua marca, é preciso elaborar estratégias a longo prazo. Essas sim vão garantir a relevância e a sobrevivência da sua empresa no mercado.

Uma das táticas é melhorar o SEO (Search Engine Optimization). Isso nada mais é do que ajustar o seu site e redes sociais para ser encontrado facilmente na internet, sem que seja feito o investimento em publicidade.

Outra frente de trabalho é alimentar o Marketing de Conteúdo. Essa é uma forma onde o seu público e você saem ganhando. Para conquistar a confiança do seu público você pode oferecer conteúdos relevantes que de fato ajude ele a resolver problemas e eliminar dúvidas. Um exemplo é esse exato texto que você está lendo agora!

Uma das formas de estabelecer um relacionamento com os clientes a longo prazo é através do Mailing. O velho e bom e-mail ainda é perfeitamente relevante. Com a ajuda de plataformas de acompanhamento, como o RD Station, você consegue mensurar o público interessado em um assunto específico ou em uma oferta através das vezes que ele abriu um e-mail enviado ou por cliques em links no corpo da mensagem.

Conclusão

Como podemos perceber, o segredo é realizar um trabalho de parceria com sua agência para criar uma série de pressupostos, hipóteses e certezas sobre a sua marca, público e produto/serviço.

O objetivo do Marketing Digital não é apenas vender pequenas soluções, e sim oferecer uma oportunidade para o negócio se distinguir e adquirir relevância.

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