Não é difícil entender o que é Copywriting. De forma técnica, é a arte e produzir textos (sites, posts, slogans etc.) de modo a promover um produto, uma ideia, uma pessoa, um serviço. É tomar o cuidado de selecionar as palavras certas, editá-las, construir uma argumentação e tecê-la cuidadosamente de modo a levar o leitor a realizar a ação desejada pela empresa – comprar ou adotar um comportamento, por exemplo.

Para atingir esse objetivo, existem algumas técnicas de Copywriting. Nesse post nós vamos abordar algumas delas.

SEO. Seja encontrado na internet.
Como construir um texto com um Copywriting eficiente.
Os Gatilhos mentais mais utilizados por Copywriters.

SEO. Para ser alguém na internet.

Essa sigla está em todos os lugares quando falamos de marketing de conteúdo. Search Engine Optimization (SEO) é a ação de fazer seu conteúdo relevante para os motores de busca, e o próprio Google é um deles.

O primeiro passo para um bom SEO é pesquisar sobre o seu serviço/produto e entender como o seu público procura por ele na internet. Assim, você conhecerá as palavras-chaves para o seu projeto. Essas palavras são a base para um bom trabalho de Copywriting, pois representam o primeiro contato entre o seu público e você na internet. Além disso, é um ótimo indicativo da forma mais simples de comunicar qual é o seu serviço/produto.

Obs.: Lembre-se que o trabalho de SEO não para por aí. Você deve adequar o conteúdo aos requisitos restantes do motor de busca, como tempo de carregamento da página, por exemplo.

Como construir um Copywrite convincente.

Um bom copywrite não diz apenas o que o produto faz, ele diz o que o produto faz para o seu público. Para atingir esse objetivo é necessário entender muito bem a sua persona e mergulhar no universo dela. Assim, seu texto será muito mais relevante e o seu público pode se identificar facilmente.

Outra dica importante é não ser prolixo. A internet nos bombardeia com uma quantidade esmagadora de informações, e naturalmente nosso cérebro tende a ignorar o que parece ser irrelevante para nos poupar tempo e esforço. Quanto mais fácil o conteúdo é de ser assimilado, maiores as chances de você ser notado na internet.

Por fim, não tente enganar o seu público. O Copywriting não é uma técnica mágica que vai tornar qualquer produto irresistível. É necessário adquirir a confiança do consumidor, e isso você consegue construindo conteúdo sucinto, interessante e relevante. Não é o produto que se molda ao Copywriting, e sim o contrário.

Os Gatilhos Mentais mais utilizados para Copywriting

Como falamos anteriormente, nosso cérebro tende a ignorar o que parece ser irrelevante para nos poupar tempo e esforço. Para isso, ele adota o que podemos considerar “atalhos” que guiam os nossos processos de decisão.
Os gatilhos mentais nada mais são do que esses “atalhos” identificados e que podem ser ativados na sua Copywrite.

Redatores experientes usam esses gatilhos mentais para tornar os textos mais chamativos e as estratégias mais efetivas. Conheça alguns dos gatilhos mentais mais importantes para vendas:

Reciprocidade, a base do marketing de conteúdo.

Esse gatilho consiste em oferecer algo para o cliente, como uma amostra grátis ou um conteúdo extra, e automaticamente ele ficará mais disposto a aceitar o que você propôr.

Escassez, o alicerce das promoções.

“Só amanhã”, “as últimas unidades”, “conteúdo limitado”, “promoção para as próximas horas”, “só para os primeiros que chegarem” são todos exemplos de promoções que usam a tática da escassez. Não basta apenas dizer o que as pessoas têm a ganhar, você precisa falar o que é único da sua proposta e o que elas têm a perder se não a considerarem.
Porém, não dê uma de “bonzinho”. Comprometa-se com a sua escassez. Se você disser que a promoção só é válida para a próxima hora, encerre-a depois desse tempo. Caso contrário, você vai perder a confiança do seu público.

Simpatia, o princípio da confiança.

Confiar na palavra de alguém é determinante no processo de compra. Não é à toa que pedimos sugestões de produtos e serviços para os nossos amigos. Esse gatilho mental nos mostra que as pessoas tendem a dizer sim para aqueles que gostam ou simpatizam.
Além do mais, existem 3 fatores importantes que nos levam a gostar de alguém. Gostamos de pessoas similares a nós, que nos elogiam, e que cooperam conosco.

Aprimore sua Copy.

Independente do gatilho mental (e existem muitos outros), você precisa compreender o que é mais adequado para o seu produto e o seu público, e essa percepção você melhora com a prática. A técnica de Copywriting é uma habilidade que pode, e deve, ser aprimorada.

O que é Copywriting
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