Acredite se quiser, mas agora você consegue organizar o relacionamento com seus clientes de um jeito parecido com o das grandes empresas.

Isso é possível graças ao WhatsApp Business.

O Whatsapp Business é uma versão do Whatsapp para pequenas empresas. Através das novas funcionalidades que o aplicativo oferece, você consegue gerenciar informações dos clientes e faz um melhor acompanhamento do seu relacionamento com eles.

Esse método é conhecido no mundo dos negócios como CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Nesse post você vai aprender como usar o Whatsapp Business para agilizar suas vendas. Ele é ideal para pequenas empresas e vendedores autônomos, e vai ajudar você a montar um negócio eficiente e lucrativo.

  • Como funciona o Whatsapp Business
  • Como instalar o Whatsapp Business
  • Como montar um perfil no Whatsapp Business
  • Como usar as etiquetas
  • Como Analisar as Informações das Mensagens

Como funciona o Whatsapp Business

Com o Whatsapp Business você consegue aplicar uma estratégia bem simplificada de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) no seu pequeno negócio.

Mas o que é esse tal de CRM afinal?

CRM nada mais é do que fazer o uso de tecnologias para aplicar uma estratégia de gerenciamento de clientes.

Isso quer dizer que você vai reunir em um único lugar informações sobre o cliente como nome, endereço, telefone, relacionamento com a empresa, preferências, se o contato está devendo, se ele precisa receber mercadoria etc.

Você pegou o espírito da coisa.

Poder resolver todos esses problemas em um só lugar com todas essas informações dá mais agilidade aos seus negócios. Esse método inovador pode ser a solução que você queria para ganhar dinheiro.

Como instalar o Whatsapp Business

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em: www.whatsapp.com/business. No mesmo aparelho é possível instalar o whatsapp normal e a versão business, mas cuidado:

Para cadastrar uma conta no Whatsapp Business você precisa fornecer um número de telefone. Se você usar seu telefone pessoal, o perfil da empresa vai ser gravado por cima do seu perfil pessoal e você pode perder seus contatos.

O ideal é cadastrar o Whatsapp Business em um número próprio para o seu pequeno negócio.

Importante:

Caso você queira importar os contatos e conversas do seu Whatsapp Pessoal, faça um backup dos históricos para recuperar tudo caso algum problema aconteça com as suas contas.

Como montar um perfil no Whatsapp Business

Toda vez que um contato interagir com sua conta no Whatsapp Business ele vai saber que está conversando com uma empresa. Inclusive, esse é um dos propósitos desse aplicativo

Para deixar essa relação ainda mais transparente, você pode preencher algumas informações úteis para o seu público que estão disponíveis em “Perfil”, no link “Configurações da empresa”. São elas:

  • Descrição da empresa
  • Endereço
  • Ramo de atuação
  • E Mail
  • Horário de atendimento
  • Website

Como usar as etiquetas

Você pode criar etiquetas para categorizar seus clientes de acordo com os objetivos do seu negócio. Ao realizar uma separação com um sistema de etiquetas, você se organiza melhor e agiliza o seu relacionamento com os clientes.

Veja alguns modelos de etiquetas para lhe ajudar:

Oportunidades: Coloque essa etiqueta nos contatos que você pode começar a fazer negócios ou com quem você pode começar uma conversa.

Entrou em contato: Destinado para as contatos que estão muito interessados nos seus serviços e que estão esperando receber informações mais aprofundadas.

Contatados ou No Aguardo: São as pessoas que já foram contatadas. São aquelas que vão dar uma resposta ou realizar um novo agendamento para conversas.

Contatar novamente: Se por algum motivo você não conseguiu entrar em contato com um cliente, adicione essa etiqueta para lembrar de entrar em contato uma outra hora.

Reunião marcada ou Encontro Marcado: Utilize esse organizador para não perder as próximas reuniões com clientes.

Contatos quentes: Essa etiqueta é ótima para ajudar você a identificar quem está mais próximo de fechar um negócio. Assim, se você procurar se relacionar mais com eles, talvez gere mais resultados.

Contatos frios: Pelo contrário, contatos frios são aqueles que você pode deixar para depois em baixa prioridade. O esforço para converter um contato frio em cliente pode ser melhor investido em outras tarefas mais recompensadoras.

Dica:

Não use etiquetas banais como: família, amigos, grupo do futebol etc. Seu Whatsapp Business deve servir como uma ferramenta de negócios, então evite outras funções que podem lhe confundir.

Como Analisar as Informações

O Whatsapp Business oferece algumas métricas que podem indicar como o seu conteúdo é recebido pelo seu público:

As mensagens enviadas representam o seu esforço em entrar em contato com possíveis clientes.

Mensagens entregues: indicam quantas mensagens chegaram aos aparelhos dos contatos. Se esse número diminuir quer dizer que você está sendo bloqueado. Está na hora de melhorar seu produto ou encontrar um público que realmente está interessado nas suas soluções

Mensagens lidas: Se você relacionar as mensagens lidas com as entregues você sabe se os seus contatos estão se interessando pelo que você tem a dizer. Se as mensagens são entregues e não são lidas isso quer dizer que estão lhe ignorando. Talvez seja a hora de melhorar o seu método de abordagem.

Mensagens recebidas: Compare esse número mês a mês para saber se o seu público está mais ou menos interessado no seu negócio.

Agora é com você

Espero que você possa aproveitar algumas dessas dicas de marketing.

Abuse das funcionalidades o Whatsapp Business para organizar melhor o relacionamento com seus clientes.

Quem sabe você não consegue montar uma base de clientes para venda autônoma de produtos e conseguir um dinheiro extra?

Agora eu gostaria de saber o que você acha que pode dar certo. O que você quer aprender a usar primeiro?

Divida suas experiências com a gente nos comentários.

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