Após as acusações de que agentes russos utilizaram o Facebook para influenciar a última eleição americana através da disseminação em massa de fake news, Mark Zuckerberg e sua equipe decidiram criar um novo algoritmo para o feed de notícias.
Você deve ter notado que ultimamente estão aparecendo mais publicações de amigos e familiares, e as páginas de notícias aparecem com menos frequência. Pois bem, é justamente essa a mudança.
O algoritmo do Facebook é uma fórmula, ou código, que decide o que aparece na sua tela quando você navega no feed de notícias. E o objetivo disso tudo, segundo a empresa, é oferecer uma experiência mais agradável e menos nociva para o público.
Naturalmente, isso interfere no trabalho das empresas que produzem conteúdo.
Vamos entender qual o impacto disso tudo para sua empresa que mantém uma página nessa rede social que passa por um grande momento de mudanças.
Qual o impacto da mudança do algoritmo para as empresas
A “Folha de São Paulo”, o jornal mais influente do país, abandonou o Facebook, deixando para trás quase 6 milhões de seguidores. Essa notícia indica o impacto da mudança do algoritmo do facebook para empresas que dependem da produção de conteúdo orgânico.
Mas o que é esse tal de conteúdo orgânico?
Basicamente, o conteúdo orgânico é o conteúdo que não é pago.
Imagine que você pague R$ 0,10 para o Facebook mostrar sua publicação para uma pessoa e ela compartilha com um familiar. Isso significa que você terá 1 visualização paga e 1 orgânica.
A “Folha” não paga por publicações. Ela dependia exclusivamente do alcânce orgânico através do compartilhamento de suas notícias por seus seguidores. O esforço era viável com o antigo algoritmo. Com o corte do alcance, o jornal decidiu encerrar os trabalhos nessa rede social.
Depender da viralização, portanto, ficou muito mais complicado.
O espaço reservado para publicidade, entretanto, não mudou. Mas isso muda a forma como as empresas devem olhar para suas páginas na rede social.
Todo conteúdo postado pela página de uma empresa que não for pago deve, então, servir para reforçar a presença digital da marca. O objetivo dos conteúdos devem servir a um público que procura por informações na sua página.
Para ter alcance na rede é recomendável investir em publicidade. Os resultados são mais esperados, o que torna o trabalho de produção de conteúdo um investimento seguro.