Após as acusações de que agentes russos utilizaram o Facebook para influenciar a última eleição americana através da disseminação em massa de fake news, Mark Zuckerberg e sua equipe decidiram criar um novo algoritmo para o feed de notícias.

Você deve ter notado que ultimamente estão aparecendo mais publicações de amigos e familiares, e as páginas de notícias aparecem com menos frequência. Pois bem, é justamente essa a mudança.

O algoritmo do Facebook é uma fórmula, ou código, que decide o que aparece na sua tela quando você navega no feed de notícias. E o objetivo disso tudo, segundo a empresa, é oferecer uma experiência mais agradável e menos nociva para o público.

Naturalmente, isso interfere no trabalho das empresas que produzem conteúdo.

Vamos entender qual o impacto disso tudo para sua empresa que mantém uma página nessa rede social que passa por um grande momento de mudanças.

Qual o impacto da mudança do algoritmo para as empresas

A “Folha de São Paulo”, o jornal mais influente do país, abandonou o Facebook, deixando para trás quase 6 milhões de seguidores. Essa notícia indica o impacto da mudança do algoritmo do facebook para empresas que dependem da produção de conteúdo orgânico.

Mas o que é esse tal de conteúdo orgânico?

Basicamente, o conteúdo orgânico é o conteúdo que não é pago.

Imagine que você pague R$ 0,10 para o Facebook mostrar sua publicação para uma pessoa e ela compartilha com um familiar. Isso significa que você terá 1 visualização paga e 1 orgânica.

A “Folha” não paga por publicações. Ela dependia exclusivamente do alcânce orgânico através do compartilhamento de suas notícias por seus seguidores. O esforço era viável com o antigo algoritmo. Com o corte do alcance, o jornal decidiu encerrar os trabalhos nessa rede social.

Depender da viralização, portanto, ficou muito mais complicado.

O espaço reservado para publicidade, entretanto, não mudou. Mas isso muda a forma como as empresas devem olhar para suas páginas na rede social.

Todo conteúdo postado pela página de uma empresa que não for pago deve, então, servir para reforçar a presença digital da marca. O objetivo dos conteúdos devem servir a um público que procura por informações na sua página.

Para ter alcance na rede é recomendável investir em publicidade. Os resultados são mais esperados, o que torna o trabalho de produção de conteúdo um investimento seguro.

Como funciona o novo algoritmo do Facebook

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