Hoje a maioria das pessoas têm um Smartphone e acesso à internet. Ficou muito fácil para os clientes pesquisarem sobre o que estão comprando e verificar a procedência das empresas.

É muito fácil fazer uma pesquisa rápida na internet sobre um produto ou marca ou realizar uma comparação de preços e condições.

Como se já não bastasse ter que lidar com a concorrência, agora é preciso oferecer uma proposta relevante mesmo com a sombra da internet.

Na verdade, isso só representa uma ameaça para quem não entende o poder da computação e da internet para os pequenos negócios.

É possível trabalhar a relevância de uma marca na internet mesmo ela tendo um alcance local, e os investimentos em publicidade podem ser mais precisos e econômicos sem que a eficiência dela seja comprometida.

A internet democratizou o acesso à informação mas não se limita a isso. Ela também oferece opções inteligentes para quem não pode aplicar grandes recursos. A mídia cara das emissoras de rádio e televisão e do impresso não são mais a única opção para quem busca um bom alcance.

O consumidor evoluiu, mas o marketing digital é a resposta para essa realidade. Conheça algumas soluções para o seu pequeno negócio em Jacareí:

  • Entenda o comportamento do cliente para lucrar
  • Como entender as exigências dos clientes.

O lucro depende da capacidade de entender a essência do comportamento do cliente

Para agradar um cliente consciente e exigente é preciso compreender como ele interage com o seu produto.

Para fazer isso é necessário elaborar um mapeamento desses momentos e organizar melhor todo esse processo. Assim você é capaz de entender as etapas que ele percorre até o momento da compra.

Chamamos esse processo de compra de “jornada de decisão do consumidor”.

Basicamente, você divide todo o processo de decisão do cliente em etapas. Sendo que, de alguma forma, elas influenciam o ato da compra.

São elas: Exploração, Avaliação, Compra e Experiência.

Se todas as etapas forem bem trabalhadas, é construído um ciclo virtuoso que alimenta e mantém o fluxo de clientes para a sua empresa. Agora vamos tratar apenas da primeira etapa e como melhorar os serviços/produtos oferecidos para o cliente.

Como entender as exigências dos clientes.

Exploração. O primeiro contato entre você e o seu cliente.

O início da jornada de consumo do cliente é um dos mais importantes.

É quando o consumidor decide comprar algo para atender a uma necessidade e então decide se aventurar pelas possibilidades que o mercado oferece. Nessa hora ele se abre para a possibilidade de compra. Chamamos essa etapa de Exploração.

No passado, o consumidor nessa fase de compra geralmente ia ao mercado, ou centro da cidade, e procurava o produto diretamente nas lojas. Com o advento da internet, as possibilidades de compra saltam aos olhos na tela do celular.

Hoje, o primeiro momento de procura acontece principalmente no Google.

Para esse instante foi dado o nome “momento zero da verdade”, ou ZMOT (Zero Moment of Truth).

Uma pesquisa fácil na internet pode ajudar qualquer consumidor a encontrar o que quiser. A magia do marketing digital é que é possível impactar esse cliente bem no momento que ele está manifestando a vontade de compra.

Antes, com as tradicionais formas de publicidades (outdoor, revistas, panfletos etc) você apresentava sua marca e ficava na expectativa do cliente lembrar de você quando fosse comprar alguma coisa.

Entenda o funcionamento do ZMOT a partir do seguinte exemplo:

Uma mulher chamada Carol com muitos sapatos precisa de uma sapateira para se organizar melhor. Ela não tem carro e gosta de procurar produtos na internet com o celular.

No momento de exploração ela vai abrir a página do Google e procurar pelo termo “sapateira”.

Se o dono de uma marcenaria fez um bom trabalho de marketing digital, a sapateira que ele construiu vai aparecer para as pessoas que digitam a palavra “sapateira” no Google.

Porém, esse é só o metade do trabalho.

Suponhamos que o marceneiro publicou 3 modelos de sapateira no Google.

Com as ferramentas que o marketing digital oferece é possível saber qual delas despertou mais interesse.

Em um próximo passo o marceneiro poderia disponibilizar fotos da sapateira popular com cores diferentes, ou mesmo um desconto e tentar analisar os resultados. O objetivo é identificar quais são as combinações que trazem mais resultados e aprimorar a forma como o produto é apresentado.

Através de melhorias contínuas na apresentação dos produtos é possível acumular pequenas certezas sobre as preferências dos clientes.

Na realidade o cliente ficou mais exigente porque ele tem mais ofertas, mas você tem ferramentas para entender como essa exigência funciona.

O novo vendedor precisa construir uma oferta relevante num mar de opções, e isso é possível com a ajuda do marketing digital.

Como agradar clientes conscientes e exigentes.

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