Pular para o conteúdo

Já ouviu falar de Bots? O que são?

O que são Bots? Digital Tips

Durantes suas pesquisas sobre marketing você se deparou com o termo bot? Eles são a nova tendência em termos de automação e parece até que vão dominar o mundo. Mas não se desespere com os avanços da tecnologia, com calma nós vamos acompanhar essas mudanças.

Antes de tudo vamos explicar o significado dessa palavra. “Bot” é o diminuitivo da palavra inglesa “Robot”, ou seja, os bots são robôs programados para realizar certas tarefas na internet. A automatização das ações que eles executam são tão importantes porque representam economia de tempo e esforço.

Com a ajuda deles é possível a realização de operações em grande escala que antes seriam impossíveis para um número limitado de pessoas. O próprio Google faz uso dos “bots” para cadastrar as páginas no seu motor de busca. Assim é possível rastrear todas as páginas novas e atualizadas da internet no mundo todo.

Nós usamos automóveis para se locomover mais rapidamente, telescópios para enxergar mais longe, megafones para falar mais alto e agora bots para realizar mais tarefas.

Agora que você já tem uma idéia sobre o que são os bots vamos ao que interessa:

    • O que os bots podem fazer pela minha empresa

 

    • Como o chatbot funciona no Facebook

 

    • Plataformas grátis para criar seu próprio chatbot

 

O que os bots podem fazer pela minha empresa.

A medida que aprendemos o que os bots são capazes de fazer, temos idéias sobre como usá-los a nosso favor. Com um pouco de experiência você é capaz de identificar tarefas que podem ser automatizadas.

Umas das principais formas de usar essa tecnologia é através dos chamados “chatbots”.

O chatbot, resumidamente, é um robô capaz de conduzir uma conversa com uma pessoa real por meio de comandos pré-definidos. Eles são projetados para simular de forma convincente como um humano se comportaria em uma conversa. Assim, é possível automatizar o relacionamento entre cliente e marca.

Em 2006 o Facebook permitiu o uso de chatbots dentro do seu serviços de mensagens instantâneas, o Facebook Messenger. Em 2007 os desenvolvedores criaram mais de 100.000 bots para a plataforma de mensagens.

Como o chatbot funciona no Facebook

O Facebook é a principal rede social no momento e é onde o relacionamento com o cliente geralmente acontece. Conversar com cada um deles individualmente através do envio de mensagens instantâneas pode ser um grande desafio.

Felizmente, os chatbots tornam isso possível e até mesmo fácil. Por meio de respostas pré-programadas esses robôs fornecem informações básicas sobre o seu negócio automaticamente.

Por exemplo, se alguém envia uma mensagem inbox perguntando “que horas sua loja abre”, o chatbot pesquisa dentro do seu banco de dados respostas para o termo “que horas sua loja abre”. Se você definiu uma resposta específica para esse termo, ele será enviado pelo chatbot. O resultado poderia ser: “olá, nossa loja abre às 8h. O trânsito a essa hora costuma ser bom”.

Plataformas grátis para criar seu próprio chatbot

Existem várias plataformas para criar seu próprio chatbot personalizado para as necessidades específicas dos seus clientes.

Nós vamos indicar duas dessas plataformas que são tranquilas para serem utilizadas, e o melhor de tudo: oferecem planos gratuitos.

São elas:

  • Chatfuel
  • Manychat

Ambas trabalham dentro da mesma lógica: você consegue preparar respostas automáticas para termos específicos, ou adiciona botões no chat que acionam respostas. Há até opções para construir campanhas de Inbound Marketing se você estudar um pouco mais as ferramentas.

O segredo é fazer com que seu chatbot conduza conversas de forma mais natural possível. Assim, seus clientes conseguem as informações que precisam e nem percebem que interagiram com um robô.

Esperamos que esse texto sirva como introdução ao universo dos bots. Aproveite o que essa tecnologia tem a oferecer para o seu negócio e economize tempo e esforço! Chega de responder a mesma coisa toda hora, não é mesmo?

13 comentários em “Já ouviu falar de Bots? O que são?”

  1. Hi,

    We want to know if your company is still open because we ran a backlink report and found your website is not listed in many directories.

    We have a black friday deal going on at the moment to get your website listed for $19.95

    Visit us on DirectoryBump.com

  2. Hi,

    LeadsFly is a lead provider for companies all over the world.

    We provide high quality fresh leads for all business types, we are collecting new leads for all interested parties daily.
    Leave us a request or check out the data we have on hand for instant delivery.

    Visit us here: https://santari.leadsfly.biz

  3. Hi,

    Want thousands of clients? We have compiled a list of all consumers and business’s across 149 countries for you.

    We have a special that is running today and valid till the end of the day. Come check us out:

    https://santari.leadsmax.biz/

    Consumer Records: 294,582,351
    Business Records: 25,215,278

    Selling at $99 today only.

  4. Hi

    We are a venture sales agency that works with you to uncover the best leads for your industry.

    After finding targeted leads for you, warm intros are sent to them ensuring a steady steam of viable clients to your website.

    There are no subscriptions and we only take a small commision on sales that we are able to generate for you.

    Find out more at: https://santari.leadsmax.biz

  5. Hi santari.com.br

    We noticed your website santari.com.br is only listed in 9/2,500 directories.

    We have a service that lists your company in all the directories globally.

    It supports all countries, all services, to boost your SEO and get you those high quality back links that directories offer.

    We have a promo running for a one time fee of $99

    Visit us on https://santari.companyregistar.org/santari.com.br to get listed.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *